O Mundo da Criança.

Read Comments

Alimentação.

Previna seus filhos de doenças criando uma “lancheira saudável”.

Toda mamãe procura que seu filho faça uma alimentação saudável. O ideal seria monitorá-lo o dia inteiro, mas isso é impossível. O horário do recreio, por exemplo, é um momento fundamental para as crianças, sobretudo no quesito refeição. Os pais sabem da dificuldade que é fazer com que o filho se alimentem bem neste intervalo no colégio.

Sabe o porquê da dificuldade? Pergunte a seu filho se ele prefere uma maçã a uma bolinha de queijo ou uma caprichada coxinha? É, mamãe. Para nossa felicidade, essa batalha pode ser vencida!

A lancheira pode estar cheia de alimentos saudáveis. Frutas, pão integral com queijo branco e um suquinho natural... Mas no recreio é comum haver troca de lanches entre os próprios amiguinhos. No fim da história, seu filho acaba comendo as guloseimas não aconselhadas.

Bolachas recheadas, bolos com coberturas, refrigerantes e sucos artificiais são alguns exemplos dos alimentos preferidos das crianças.

O problema é que o consumo regular de guloseimas excessivamente gordurosas, com açúcar e sal, pode levar as crianças a desenvolverem doenças que antigamente era incomum para essa faixa etária, além, claro, do excesso de peso.

Essas doenças podem ocasionar diabetes do tipo 2 e hipertensão, difíceis de serem tratadas com crianças, já que a restrição alimentar é grande. Diabetes e hipertensão são doenças que aparecem mais rapidamente, mas existem outras que por conta da má alimentação aparecem mais tarde, como câncer de intestino, mama, rim e pâncreas por falta de uma alimentação rica em fibras.

Estratégias para convencer a criança - Devemos sempre lembrar que o exemplo começa em casa. Se os pais realizam uma alimentação desequilibrada, pobre em frutas e legumes e rica em refrigerantes e pães brancos dificilmente irão conseguir com que a alimentação do seu filho na escola seja adequada.

Se desde pequenina a criança se acostumar com uma alimentação saudável não vai ligar se comer as “bugigangas” só de vez em quando, pois sua alimentação em casa já é assim.

Pais e escola devem conversar para que a alimentação das crianças na hora do recreio seja cada vez melhor. Conscientização de pais e crianças, merendas saudáveis e cantinas com opções de lanches benéficos para a saúde são algumas atitudes que podem mudar os hábitos das crianças.

As guloseimas não são proibidas se os pais e crianças souberem dosar a quantidade. De vez em quando uma guloseima acompanhada de frutas, suco natural ou pão integral não tem problema. Assim a criança não passa vontade e não tem o porquê fazer a troca do seu lanche com o coleguinha.

Dicas

Acostume seu filho desde as primeiras alimentações a saborear alimentos saudáveis como frutas e legumes.

Normalmente se a mamãe não come frutas ou legumes acaba não oferecendo esses alimentos ao seu bebê. Errado. Seu bebê deve experimentar todos os sabores, mesmo que a mamãe não goste.

Faça da refeição um momento prazeroso e não um castigo. Pratos coloridos atraem as crianças. Misture verduras com outros alimentos.

Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br

Read Comments

Aquarela - Toquinho...


Read Comments

.: DIREITOS DA CRIANÇA :.


1- Todas as crianças são iguais e têm os mesmo direitos, não importa sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade.

2- Toda criança deve ser protegida pela família, pela sociedade e pelo Estado, para que possa se desenvolver física e intelectualmente.

3- Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.

4- Toda criança tem direito a alimentação e ao atendimento médico, antes e depois do seu nascimento. Esse direito também se aplica à sua mãe.

5- As crianças portadoras de dificuldades especiais, físicas ou mentais, têm o direito a educação e cuidados especiais.

6- Toda criança tem direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade.

7- Toda criança tem direito à educação gratuita e ao lazer.

8- Toda criança tem direito de ser socorrida em primeiro lugar em caso de acidentes ou catástrofes.

9- Toda criança deve ser protegida contra o abandono e a exploração no trabalho.

10- Toda criança tem o direito de crescer em ambiente de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.

Read Comments